quarta-feira, 29 de abril de 2020

NINA ACESSANDO REDE GSM HTTP

U-BLOX NINA B302 E REDE GSM

O objetivo deste BLOG é demonstrar como é possível utilizar o ARDUINO para programar o módulo U-BLOX NINA B302 para ter acesso a INTERNET via GSM via LISA-U200.

+

LISA-U2

Com W-CDMA de 6 bandas (UMTS) e GPRS / EDGE de banda quádrupla, os módulos LISA-U2 são adequados para redes em todo o mundo.
Os recursos incluem taxas de dados de até 21,1 Mbit / s (downlink),um rico conjunto de protocolos da Internet, área muito pequena, área muito baixa consumo de energia e temperatura operacional estendida alcance. Os módulos LISA-U2 fornecem acesso totalmente integrado a produtos de posicionamento u-blox. A diversidade de antenas permite a Módulos LISA-U2 para fornecer as maiores velocidades de dados. Os módulos LISA-U2 são ideais para aplicações industriais / de consumidor que requerem transmissão de dados em alta velocidade e aplicações máquina a máquina. Eles são a escolha perfeita para terminais de internet móvel, tablets, infotainment para automóvel, sistemas de navegação conectados, segurança e vigilância sistemas, eCall, gerenciamento de frota, sistemas de medição, anti-roubo e outras aplicações automotivas. O pacote compacto SMT permite fácil fabricação emigração do u-blox SARA, LEON e outros módulos LISA é simples. Isso permite que os clientes tirem o máximo proveito de seus investimentos em hardware e software e fornece tempo de comercialização muito curto. Está disponível um amplo conjunto de certificados reguladores e de operadores nacionais.
Os módulos LISA-U2 são fabricados em locais certificados pela ISO / TS 16949. Cada módulo é testado e inspecionado durante a produção. Os módulos são qualificados de acordo com a ISO 16750 -Condições ambientais e testes elétricos de eletricidade e equipamentos eletrônicos para veículos rodoviários.


1) Baixe e instale a última versão da IDE do Arduino para o seu NINA.

2) Instale a LIB TINYGSM

https://github.com/vshymanskyy/TinyGSM

Essa biblioteca é fácil de integrar com muitos Sketchs que usam Ethernet ou WiFi. São fornecidos os exemplos PubSubClient (MQTT), Blynk, Cliente HTTP e Download de arquivo.



2) Abra o projeto WECLIENT




  1.  Habilite o modem da U-BLOX
  2.  Habilite #define TINY_GSM_USE_GPRS true
  3.  Defina sua APN e User/Pass
  4.  Defina a URL a ser aberta

3) Conexões

Conecte o TXD do NINA no TXD do MODEM U-BLOX
Conecte o RXD do NINA no RXD do MODEM U-BLOX

PS: o TINY GSM aguarda 6 segundos para iniciar pq imagina que você reseta o MODEM ANTES.

NINA W102 - pins_arduino.h
static const uint8_t TX = 1;

static const uint8_t RX = 3;

NINA B302 - variant.h
#define PIN_SERIAL1_RX       (1)
#define PIN_SERIAL1_TX       (0)

3) Vá agora em Tools > Board > Boards Manager



4) Selecione o NINA, neste caso, NINA B302





5) Compile e Execute

Comandos enviados pelo NINA via TINYGSM

Respostas do Modem

Debug da Execução

Modem LISA-U200

Execução
Abre um arquivo http.txt na pasta www.inf.furb.br/~maw/arduino/


Execução do Software Original

Questoes: suporte@smartcore.com.br


Sobre a Smartcore

A SmartCore fornece módulos para comunicação wireless, biometria, conectividade, rastreamento e automação.
Nosso portifólio inclui modem 2G/3G/4G/NB-IoT/Cat.M, satelital, módulos WiFi, Bluetooth, GNSS / GPS, Sigfox, LoRa, leitor de cartão, leitor QR code, mecanismo de impressão, mini-board PC, antena, pigtail, LCD, bateria, repetidor GPS e sensores.
Mais detalhes em www.smartcore.com.br